Luciana Gonzaga de Oliveira

Olá pessoal, meu nome é Luciana Gonzaga de Oliveira e sou Professora do Instituto de Química da Unicamp. Dou aulas de Química Geral e Química Orgânica para alunos de diversos cursos como Química, Biologia, Farmácia e Engenharias.

Sou Química e fiz minha pós-graduação em Síntese Orgânica, construindo moléculas bastante complexas. É como se fosse um Lego, nós utilizamos subunidades pequenas que contenham em sua estrutura principalmente o Carbono, Oxigênio e Hidrogênio e vamos fazendo combinações com a ajuda de reagentes químicos para construir uma molécula maior.

Além de dar aulas, muitos professores trabalham com Pesquisa Científica, principalmente buscando trazer benefícios para a Sociedade. A química é uma ciência de base e está envolvida em tudo o que está ao nosso redor no cotidiano, desde o desenvolvimento de fibras para a fabricação de roupas, no funcionamento dos carros, na obtenção da gasolina e do etanol, até todos os processos biológicos, em como funcionam os organismos vivos, as reações que acontecem nas células, o processo de respiração.

No grupo de pesquisas que eu lidero nós trabalhamos principalmente com enzimas e metabólitos produzidos por microrganismos, complicado né? Vamos por partes.

As enzimas são proteínas, macromoléculas que promovem transformações químicas nos sistemas biológicos. Com o passar do tempo, vários pesquisadores começaram a perceber que muitas destas enzimas podiam funcionar fora dos organismos e promover reações químicas não somente nos sistemas biológicos. Por exemplo, muitos detergentes de cozinha e máquinas de lavar roupa e louça contêm enzimas que atuam promovendo a quebra da gordura e facilitando a limpeza diária.

Nós aqui no laboratório utilizamos as enzimas para promover várias reações químicas e quando ela não funciona do jeito que a gente quer, nós a modificamos. Como isto acontece?

Bom, todo mundo já ouviu falar no DNA, não é? O DNA é o ácido desoxiribonucléico. É a molécula que carrega as informações da vida. Todas elas, desde a cor dos nossos olhos, cabelos, e até mesmo a informação de como e quando uma determinada proteína ou enzima precisa ser fabricada pelas células de todos os organismos vivos.

Nós só trabalhamos com microrganismos, principalmente as bactérias. Nós extraímos o DNA da bactéria e fazemos uma modificação no fragmento do DNA que codifica a enzima que nós estamos estudando e geramos enzimas mutantes (legal, né!), que são então testadas para promover a reação química que nós queremos. Muitas Indústrias Farmacêuticas se utilizam destas enzimas para gerar compostos que são utilizados como princípio ativo de um fármaco, por exemplo. Nós procuramos por moléculas que atuam como antibióticos.

Algumas das bactérias estudadas são do tipo Streptomyces. Sabe quando chove e a gente sente aquele cheiro gostoso que todo mundo chama de “cheiro da chuva”? Pois é, este odor é característico de um grupo de moléculas produzidas por alguns microrganismos que vivem no solo. A maior parte destas moléculas, chamadas geosminas, é produzida por Streptomyces. Mas não é só isto que elas produzem não, estas bactérias são muito especiais e produzem cerca de 70% dos antibióticos que a gente compra na farmácia para o tratamento de várias infecções.

Quando a gente trabalha com Ciência, é como quando a gente aprende a ler, um mundo de portas, de imaginação e curiosidade se abre na nossa cabeça e a gente não quer parar nunca. Seja aprender para ensinar, para fazer pesquisa na Universidade ou na Indústria, e principalmente para ajudar a construir um mundo melhor para vocês, que amanhã é que estarão aqui cheios de curiosidades e conhecimento para compartilhar.
Um beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *