Os fogos de artifício contém substâncias químicas explosivas que, ao serem queimadas, produzem energia e geram luz, calor e som. O resultado é um verdadeiro show de pirotecnia, como os que vemos com frequência em festas comemorativas. Desde os fogos de artifício até nossas cozinhas, estamos cercados de materiais combustíveis.
Neste caça-palavras você encontrará dispositivos de ignição comuns no nosso dia a dia e saberá um pouco mais sobre sua composição química e funcionamento.DICAS:
1. Usado para produzir fogo quando atritado. É constituído principalmente por clorato de potássio, acrescido de colas de origem animal, enxofre e sílica em pó.
2. Líquido obtido da destilação fracionada do petróleo, usado para iluminação, como solvente de limpeza e como combustível de aviões a jato. Contém hidrocarbonetos com ponto de ebulição na faixa de 150 a 240 °C, faixa que se situa entre a gasolina e o óleo diesel. É insolúvel em água.
3. Líquido da classe dos alcoóis. No Brasil, é obtido principalmente a partir da fermentação da cana-de-açúcar. É encontrado em bebidas, como na cachaça, cerveja e vinho, entra na composição de perfumes e é usado como combustível de motores. Também é conhecido como álcool etílico e é solúvel em água.
4. Objeto usado para iluminar. Tem um pavio inserido numa base de parafina. Devido à chama no pavio, a cera nas suas proximidades se derrete e sobe no mesmo por capilaridade, passando a ser o combustível para manter a chama acesa.
5. Objetos usados em festas populares para causar efeitos luminosos e sonoros. Possuem diferentes concentrações de pólvora como explosivo e, de acordo com o elemento químico adicionado, produzem cores diferenciadas como, por exemplo: amarelo (sódio, Na); vermelho (lítio, Li); verde (cobre, Cu) e dourado (ferro, Fe).
6. Também é conhecido como gás liquefeito de petróleo (GLP). Na pressão normal (uma atmosfera), é gasoso e inflamável. Quando pressurizado, pode torna-se um líquido (daí o nome liquefeito), o que facilita o transporte em botijões para uso como combustível. É composto por hidrocarbonetos leves.
7. Objeto portátil usado para criar chama. Consiste de um recipiente de metal ou plástico contendo um líquido inflamável e um sistema de ignição por atrito. Sua chama é regulável.
Solução: 1. Fósforo; 2. Querosene; 3.Etanol; 4. Vela; 5. Fogos de artifício; 6. Gás de cozinha; 7. Isqueiro.