Elementos Químicos e suas aplicações

Vejam quanto de Química está presente em nossas vidas e como que ela melhora nosso dia a dia.

- os materiais esportivos cada dia mais leves e duradouros, como as bolas e os tênis. Viva a nanotecnologia! (veja ainda o caça-palavras sobre o carbono e a bola de futebol);

- alimentos de melhor qualidade, mais apetitosos e saudáveis, que são controlados através das análises químicas;

- medicamentos, desenvolvidos para nos livrar das doenças e dos seus incômodos;

- conforto no transporte, em nossas casas, nos shoppings;

- fibras ópticas usadas na comunicação, em radares, em amplificadores de guitarras elétricas, em transistores, em LEDs...

 

E tanta coisa mais! Olhe a seu redor e veja quanto há de Química boa para você.
Neste caça-palavras, você vai descobrir alguns elementos químicos importantes na nossa vida.

 

Se quiser saber mais, procure em:
http://www.abiquim.org.br/vceaquim/index.asp
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/876



Download em PDF

DICAS:

1. Gás nobre, usado como gás de enchimento de lâmpadas fluorescentes e para inflar trajes de mergulhos, por ser inerte e bom isolante térmico. É usado em lasers para fins médicos e odontológicos. Seu símbolo é Ar.

2. Metal alcalino terroso, usado junto ao cobre para produção de ligas metálicas. É empregado na construção de dispositivos de informática e molas de relógio. Seu símbolo é Be.

3. Metal alcalino terroso que compõe o giz e é essencial  para o bom funcionamento dos ossos e dentes no organismo. Seu símbolo é Ca.

4. Halogênio, gasoso, usado para tornar a água potável, está na composição de desinfetantes e na água sanitária. É matéria prima para a fabricação do plástico PVC. Seu símbolo é Cl.

5. Não-metal, sólido, amorfo e amarelado, produzido nas erupções dos vulcões, vital ao ser humano e presente em alguns aminoácidos essenciais. É usado na vulcanização da borracha e na composição de fertilizantes, de inseticidas e de pólvora. Seu símbolo é S.

6. Metal maleável extraído do mineral cassiterita. É usado na lataria dos automóveis e de conservas alimentícias, bem como  na produção de fios de ímãs super-condutores quando associado ao elemento nióbio. Seu símbolo é Sn.

7. Elemento químico do grupo 8B que, quando reunido ao carbono, dá origem ao aço. Compõe carros, navios e pontes e é usado pelo homem desde a antiguidade, caracterizando um período histórico. Seu símbolo é Fe.

8. Metal do grupo 13, sólido e prateado, usado na fabricação de telas de cristais líquidos. Seu símbolo é In.

9. Elemento químico radioativo, usado como combustível em geradores termoelétricos de sondas espaciais e submarinos nucleares. Seu símbolo é Pu.

10. Metal alcalino, presente no sal de cozinha e no salitre do Chile, fundamental no controle das contrações musculares e no metabolismo celular. Seu símbolo é Na.

11. Metal de transição empregado na composição de ligas leves, de grande resistência mecânica, quase tão forte quanto o aço. É bastante usado pela indústria aeroespacial e aeronáutica. Seu óxido é intensamente branco, sendo empregado como pigmento em tintas. Seu símbolo é Ti.

 

Solução: 1. Argônio; 2. Berílio, 3. Cálcio; 4. Cloro; 5. Enxofre; 6. Estanho; 7. Ferro; 8. Índio; 9. Plutônio; 10. Sódio; 11. Titânio.

Todos os direitos reservados a SBQ - Sociedade Brasileira de Química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *