Materiais de Construção, Utilidades Domésticas e Decoração

Olhe para o lado, você vê paredes, mesa, piso, janelas, fios do computador, etc. Sabe como são feitos? A partir de SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS!
Vidro, concreto, tijolo, tudo isso é preparado em fábricas usando materiais vindos da natureza, como a areia e o barro. Ao lado de materiais desenvolvidos pelo homem, compõem tudo que temos em nossas casas.

Viaje pelo mundo da construçao neste caça-palavras e descubra a QUÍMICA que há em nossas paredes, pisos e em toda a nossa casa!

Download em PDF

DICAS:

1. Material transparente, duro mas frágil, usado nas janelas. É feito a partir de sílica e areia, e é moldado na temperatura aproximada de 1200 ºC!

2. Usado na fundação das casas, edifícios e no calçamento de ruas. É uma mistura de cimento, areia e brita (pedrinhas cinzas). Quando se adiciona água, ocorre uma reação química formando uma pasta cinza, que em seguida endurece como uma pedra.

3. Muito usado na construção civil. É avermelhado, fabricado com argila, podendo ser maciço ou com furos, e é produzido em olarias.

4. Usada na construção civil para a sustentação estrutural, para fazer móveis e papel . Gera energia quando queimado. É formado por celulose, um polímero natural amplamente encontrado em árvores lenhosas.

5. Material usado em eletrodomésticos, na construção civil e na indústria automotiva. É uma liga metálica formada por carbono e ferro que, quando aquecida em altas temperaturas, pode ser moldada com facilidade.  É produzido pela indústria siderúrgica.

6. Material usado para pintar paredes, objetos de arte e automóveis, entre outros. É composto por pigmentos para dar cor, óleos secativos e resinas, para formar um filme superficial, e por solventes, para dissolver toda a mistura.

7. Serve para conduzir água. Os mais usados são feitos com o metal cobre ou com polímeros.

8. Normalmente fino, na forma de cilindro, longo e flexível. Muito usado para conduzir eletricidade, é feito por um metal condutor e coberto por um material isolante que protege contra choques elétricos.


Solução: 1. Vidro; 2. Concreto; 3. Tijolo; 4. Madeira, 5. Aço; 6. Tinta; 7. Cano; 8. Fio.

Todos os direitos reservados a SBQ - Sociedade Brasileira de Química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *