O Carbono, o Fulereno e a Bola de Futebol

O CARBONO é o máximo! Todas as coisas vivas no nosso planeta possuem o elemento CARBONO, combinado a oxigênio, hidrogênio e nitrogênio.
Por ele se estruturar em formas diferentes na natureza (fenômeno conhecido como alotropia), dá origem a materiais diversos como a grafita e o diamante.
Neste caça-palavras, você vai conhecer uma outra forma de organizaçao do carbono, que é o FULERENO e  sua semelhança com as  BOLAS DE FUTEBOL MODERNAS!

Para saber mais:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/elemento.pdf
http://educacao.uol.com.br/quimica/alotropos-de-carbono.jhtm
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010165050519



Download em PDF

DICAS:

1. Elemento químico representado pelo símbolo C. Existe na natureza em quatro formas: diamante, grafita, negro de carbono e fulerita (de onde vem o termo fulereno). É a base química da vida e, quando reunido a 2 átomos de oxigênio forma o CO2, ou gás carbônico, que nós e as plantas expelimos na respiração.

2. Molécula formada somente por átomos de carbono, organizada em anéis fechados (veja em curiosidades História da Bola de Futebol). Um exemplo interessante é a gaiola de 60 átomos de carbono ligados entre si, com 12 pentágonos e 20 hexágonos, estrutura igual a da bola de futebol moderna.

3. Ciência que estuda coisas muitíssimo pequenas, onde a escala é 10-9 do metro ou 1 nanômetro, ou seja, 1 bilionésimo do metro. Um fio de cabelo tem 100.000 nanômetros de diâmetro!

4. Ramo da nanotecnologia que estuda a criação de nanomáquinas, também conhecidas como nanorobôs.

5. Minúsculos tubos de carbono, usados como fios condutores.

6. Material mais resistente da natureza, muito duro, formado apenas por carbono . Tem grande valor na joalheria, e também é usado em ferramentas de corte.

7. Mineral que se desgasta facilmente, usado no lápis e também como lubrificante. É formado somente por folhas de átomos de carbono dispostos como hexágonos, como os favos de uma colméia.

 

Solução: 1. Carbono; 2. Fulereno; 3. Nanotecnologia; 4. Nanorobótica; 5. Nanotubo; 6. Diamante; 7. Grafita.

Todos os direitos reservados a SBQ - Sociedade Brasileira de Química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *