A despoluição e as Olimpíadas de 2016 mãos a obra!

“No mistério do sem-fim equilibra-se um planeta. E no planeta um jardim e no jardim um canteiro no canteiro uma violeta e sobre ela o dia inteiro entre o planeta e o sem-fim a asa de uma borboleta”, Cecília Meireles.


Download em PDF

DICAS:

1. Refere-se à degradaçao do meio ambiente, provocada direta ou indiretamente pelo homem. São exemplos: a contaminação das águas por microorganismos e resíduos industriais, agrícolas e domésticos;  a emissão no ambiente de gases tóxicos, de origem nas indústrias e em nossos automóveis, e o excesso de ruído sonoro, entre outros.

2. Efeito de aquecimento provocado na atmosfera, pelo acúmulo de gases. É um efeito natural mas, pela atividade humana excessiva, tem provocado desequilíbrio no ecossistema terrestre.

3. Relacionada com a variedade de vida no nosso planeta- animais, plantas e microrganismos, com a interação entre eles e com o ambiente.

4. Atividade relacionada com a limpeza, purificação e descontaminação do meio ambiente.

5. Separação do lixo a ser encaminhado para reciclagem. Exemplos de materiais recicláveis são as pilhas, o papel, o vidro e os plásticos.

6. Operação que reduz o nível de poluentes na água, reduzindo o nível de partículas indesejáveis e microorganismos que provocam doenças.

7. Certificado de agências oficiais de proteção ambiental, que confirma a redução da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. O Comitê Rio 2016 vai neutralizar a emissão de poluentes para a atmosfera, gerados durante a Olimpíada, com o plantio de 3 milhões de árvores na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Solução: 1. Poluição; 2. Efeito estufa; 3. Biodiversidade; 4. Despoluição; 5. Coleta seletiva; 6. Tratamento de esgoto; 7. Crédito de carbono.

Todos os direitos reservados a SBQ - Sociedade Brasileira de Química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *