Radicias Livres são do bem ou do mal?

Esse caça-palavras apresenta os RADICAIS LIVRES. Para alguns, eles são do mal, para outros, do bem. A verdade é que muito se fala deles!

Sua imagem foi associada aos problemas da vida corrida de hoje em dia, como a má alimentação e o estresse. Para combatê-los, precisamos ingerir alimentos saudáveis. Também se fala muito mal deles quando ficamos expostos demais ao sol.




E você, está fazendo coisas demais, ao mesmo tempo? Cuidado para não prejudicar a saúde e a qualidade dos estudos!

No laboratório, eles produzem materiais muito interessantes, como os plásticos. Quando os dentistas estão consertando nosso dente lascado, os radicais livres ajudam na formação da resina que refaz nosso sorriso. Também estão presentes nos processos que fabricam lentes oftalmológicas, na construção de hologramas e de componentes microeletrônicos.




Imagem ilustrativa de radicais livres

Para ficar por dentro de outras coisas sobre eles, leia na seção Novidades a matéria “Antibióticos que não matam bactérias podem torná-las mais fortes

 

Conheça um pouco dos temas que cercam esse assunto e fique por dentro!!



Download em PDF

DICAS:

1. Espécie química muito reativa. Logo que gerada, precisa se ligar imediatamente a outra. São muito instáveis. Existem naturalmente nos organismos vivos e são úteis para o nosso sistema de defesa (sistema imunológico). São danosas quando agem de forma descontrolada, como provocado pela poluição, excesso de sol e a má alimentação.

2. São semelhantes à luz que conhecemos, mas possuem muito mais energia do que essa, e por isso podem danificar os organismos vivos. Na medicina são usados para avaliar doenças ósseas e fraturas..

3. Material que previne a oxidação (veja caça-palavras sobre biossensor). Nos organismos vivos são muito importantes para prevenir doenças como o câncer e processos de envelhecimento celular. São exemplos de antioxidantes as vitaminas, os pigmentos e os metais presentes nos alimentos frescos, como frutas e legumes. As plantas utilizam os antioxidantes para se defender do excesso de irradiação solar (as plantas não tem chapéu para se proteger do sol, como nós!).

4. Também é semelhante a luz que conhecemos, com energia intermediária entre os raios X e a luz natural. Pode causar problemas aos seres vivos e, por esse motivo, nos protegemos desses raios solares com o uso de protetores em nossa pele. Os raios ultravioleta (UV) são capazes de eliminar micróbios, sendo usados na higiene. Além disso, alguns materiais brilham de modo diferente quando expostos ao UV, o que é conhecido como fluorescência (como algumas águas vivas).

5. É uma camada de gás presente na atmosfera, composta basicamente de ozônio (um “parente químico” do oxigênio que respiramos), que envolve nosso planeta com se fosse uma “capa”. Ela nos protege contra o excesso da radiação ultravioleta que chega do sol, que é capaz de gerar espécies muito agressivas ao ser humano como os radicais livres.

6. Estado de tensão que leva ao desgaste de um material inerte ou dos seres vivos. No ser humano, por exemplo, o excesso de atividades e a má alimentaçao podem provocar estresse e mal funcionamento do organismo. Nos vegetais, a poluição é um importante fator  de estresse que altera o bom funcionamento do organismo.

7. Erro que ocorre quando o material genético (DNA) está sendo copiado. Pode ocorrer por excesso da irradiação de raios X ou luz ultravioleta, por ação de vírus ou de produtos altamente tóxicos.

 

Contribuição de Ricardo Bicca de Alencastro, IQ/UFRJ.


Solução: 1. Radical livre 2. Raios X 3. Antioxidante 4. Ultravioleta 5. Camada de ozônio 6. Estresse 7. Mutação

Créditos das Imagens:
. Imagem 1: http://salu.cesar.org.br/~meirablog/wordpress/wp-content/uploads/2008/01/multitasking.jpg

. Imagem 2: http://grupiv.wordpress.com/

Todos os direitos reservados a SBQ - Sociedade Brasileira de Química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *