Biossensores – Se liga nessa!

Neste caça-palavras nós vamos achar coisas ligadas a eletricidade, aquilo que faz nossa televisão funcionar e nossa casa se iluminar.

Durante muito tempo as pessoas observaram os raios, mas não conseguiam explicá-los. Então surgiram alguns cientistas que ligaram os fenômenos que ocorriam nas tempestades com o que chamaram de eletricidade.

Para produzir a eletricidade, existem umas coisas minúsculas chamadas elétrons. Nós não podemos vê-los, mas eles se mexem tanto, mas tanto,  que geram energia e nós a aproveitamos para gerar luz e calor.

É meio esquisito aproveitar uma coisa que a gente não vê, mas o que sabemos é que ela existe!



Download em PDF

DICAS:

1. É um material que recebe e responde a um estímulo. São exemplos o termômetro, que é um sensor de temperatura (mede o calor do corpo); o microfone, que é um sensor de som e o velocímetro do automóvel, que é um sensor de movimento.

2. Área da química que estuda a movimentação dos elétrons para converter energia química em energia elétrica. São exemplos de sua aplicação as pilhas e as baterias.

3. Processo em que acontece perda de elétrons em um material. A ferrugem, por exemplo, é resultado da oxidação do ferro. A ferrugem ocorre em pregos, na  lataria dos automóveis e em vários objetos formados por ferro puro ou suas ligas.

4. É um sensor feito de material biológico (entre outros materiais).  Nós possuimos inúmeros biossensores em nosso corpo, como sensores de cheiro, de calor, etc. O biossensor comercial mais usado pelo homem é um medidor que acompanha os níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas (diabetes é uma doença que aumenta a quantidade de açúcar no sangue).

5. Biossensores são usados para verificar e medir contaminantes na água potável, ajudando a manter a água bem limpa para nosso uso.

6. Biossensores também são empregados para o controle da contaminação de alimentos frescos. Na Europa, algumas frutas são embaladas com materiais que possuem um biossensor que avisa, por mudança de cor, se a fruta está contaminada com micróbios, protegendo o consumidor.

 

 

Solução: 1. Sensor; 2. Eletroquímica; 3. Oxidação; 4. Biossensor; 5. Água potável; 6. Embalagem inteligente.

Todos os direitos reservados a SBQ - Sociedade Brasileira de Química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *