História da bola de futebol

AS BOLAS DE FUTEBOL AO LONGO DOS TEMPOS

A bola de futebol tem sofrido grandes transformações ao longo da história. Sabe-se que o jogo chinês tsu chu, criado por volta de 2500 a.C., foi o precursor do futebol. Em 1836, Charles Goodyear patenteou a borracha vulcanizada e, em 1855, projetou e produziu a primeira bola de futebol com esta borracha. Em 1862, H. J. Lindon desenvolveu uma bola inflável, de borracha, que se conservava dura e oval, com o formato alongado da bola usada no jogo de rugby.

Datam de 1848 as primeiras regras de futebol, criadas na Universidade of Cambridge, Inglaterra. Em 1863, foram estabelecidas as regras formais pela então recente English Football Associates, determinando que as bolas deveriam ser esféricas, com circunferência de 68,6 a 71,1 cm. Em 1937, o peso foi aumentado de 396,893g para 453,592 g.

Da primeira Copa do Mundo no Uruguai, em 1930, até as copas que antecederam o tricampeonato brasileiro em 1970, no México, as bolas eram de 12 gomos e, invarialmente, pesadas. Durante muito tempo foram feitas de couro, até a entrada dos materiais sintéticos a partir dos anos 60.

Na Copa de 70, surgiu o modelo revolucionário da bola de 32 gomos, denominada à época de “Telstar”, um satélite de comunicações esférico lançado na Flórida, em 1962. A bola de couro de 32 gomos, com hexágonos brancos e pentágonos pretos (b, figura abaixo), tinha uma grande semelhança com o satélite, com seu fundo coberto de painéis escuros. Este modelo é igual à molécula esférica do fulereno (a, figura baixo), que é formada apenas por átomos de carbono, e também é chamada de buckybola.

A +TEAMGEIST

TEAMGEIST (c, figura abaixo) foi a bola oficializada para a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, e significa “espírito de equipe”. Ela tem apenas 14 painéis, tem alta resistência e precisão, o que possibilita aos jogadores mostrarem suas verdadeiras habilidades. Tem menos linhas de junção com costuras, é mais redonda e responde de forma mais uniforme ao toque, além de ter uma tecnologia que a torna praticamente impermeável à agua. A +TEAMGEIST tem aumento de peso < 0,1% ao ser molhada.



A) Fulereno esférico C60: 32 faces, com 12 pentágonos e 20 hexágonos;
B) Bola de futebol com 32 gomos, semelhante a figura a;
C) + Teamgeist, bola de futebol usada na copa do mundo da Alemanha, em 2006, com 14 gomos.
Fonte da figura: http://www.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/fullereno.pdf


Para saber mais:
http://pt.footballs.fifa.com/
http://www.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/fullereno.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *