Ela é a rainha da limpeza, e uma simples gota é suficiente para tornar um litro de água limpa e pronta para beber. A água sanitária é utilizada há mais de 200 anos, mas o segredo por trás de seu incrível poder para matar bactérias ainda não foi totalmente revelado.
Figura 1 e 2: A água sanitária é utilizada como desinfetante há mais de 200 anos
Pesquisadores descobriram, recentemente, que a água sanitária mata bactérias atacando suas proteínas, destruindo rapidamente sua delicada forma.
A água sanitária é uma solução do reagente hipoclorito de sódio, cuja ação sanificante é controlada pelo ácido hipocloroso, liberado quando o hipoclorito de sódio é colocado em água . Este ácido é extremamente reativo e, por sua vez, ataca os aminoácidos que constituem as proteínas alterando sua estrutura tridimensional. A estrutura de uma proteína é muito importante para a sua função. Quando proteínas importantes perdem sua forma, as células do organismo podem não sobreviver por muito tempo.
O processo provocado pela água sanitária se assemelha ao cozimento de um ovo. O aquecimento faz com que as proteínas se desenovelem e se agreguem, e a clara do ovo gradualmente se torne sólida e branca (Figura 3). Da mesma forma que não se pode “descozinhar” um ovo, as células atacadas pela água sanitária não conseguem desfazer esses agregados.
Figura 3: Cozinhando um ovo
No processo de cozinhar um ovo, o calor faz com que as proteínas se desnaturem, desenovelando-se e agregando-se; dessa forma o ovo se torna sólido e a clara muda a sua coloração para branco.
Fonte: http://www.uff.br/sbqrio/novidades/Agua%20Sanitaria%20Desinfetante%20Why%20Bleach%20bleaches%20Desenovelamento.html