Você sabe o que anda saindo da torneira da sua casa?

Os químicos analíticos descobriram que a água que chega às torneiras de nossas casas, pronta para ser bebida depois de filtrada, muitas vezes está contaminada com diversos poluentes. Entre eles estão medicamentos, ou remédios, como antidepressivos, antiinflamatórios e anticoncepcionais, entre outras classes.




Com o avanço das técnicas de análise, capazes de detectar mínimas quantidades de poluentes na água, descobriu-se que a contaminação das águas por medicamentos é um fenômeno geral no mundo desenvolvido. A equipe do US Geological Survey está particularmente interessada no estudo de antidepressivos na água que chega às torneiras domésticas, e desenvolve novas técnicas de análise para estes estudos.

A razão desta contaminação é simples. A cada dia são consumidos mais remédios pela população mundial. Além dos químicos estarem interessados neste tipo de problema, o fato também alertou os biólogos, que passaram a estudar os efeitos de remédios presentes na água sobre algumas espécies aquáticas. Ao detectarem a contaminação, os químicos estão fazendo com que os orgãos governamentais e suas agências reguladoras revejam a legislação ambiental. Mas não só os advogados estão sendo influenciados pela química. No futuro, os antropólogos serão obrigados a se interessar sobre estes dados e avaliar como a questão da contaminação das águas altera o comportamento de comunidades sociais.

A evolução da Química Analítica se assemelha muito com alguém que passou a usar óculos ou fez uma cirurgia corretiva para a miopia e, ao se olhar no espelho, passa a enxergar as rugas que antes achava que não tinha, porque não as via.

Fonte: http://www.uff.br/sbqrio/novidades/Novidades03_10_2008.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *