Num planeta sustentável, você carrega o telefone celular com a energia da sua caminhada



O conceito de planeta sustentável vem tomando força nos jornais e revistas e está cada dia mais presente nas salas de aula e nos projetos das feiras de ciências. Um planeta sustentável já é uma necessidade real e, para isso, devemos cuidar de renovar os recursos naturais para fazê-los durar por muitos e muitos anos.



Figura 1- Imagens representativas de ações necessárias para um planeta sustentável


Ações, tais como consumir menos energia, aproveitar a água da chuva e a luz solar, diminuir o consumo excessivo e tratar a água dos esgotos, estão entre atitudes importantes que devemos ter no nosso dia a dia. Um bom exemplo é desligar a água do chuveiro enquanto você se ensaboa ou passa xampu, ou mesmo quando está escovando os dentes. Pense em outras economias que você pode fazer e contribua para este grande desafio!
E foi pensando nisso que um grupo de pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos da América, desenvolveram um dispositivo que aproveita o movimento natural do corpo para gerar energia elétrica. Eles criaram um pequeno chipe que produz energia suficiente para alimentar coisas como um telefone celular, um marca-passo e outros aparelhos eletrônicos de pequeno porte.

O chipe é uma combinação de borracha e nanofitas (fitas de tamanho muito pequeno: 1 milhão de nanômetros = 1 milímetro) de cerâmica. Esse chipe pode, por exemplo, ser embutido em sapatos com sola de borracha e, a cada passada, a energia é armazenada. Os pesquisadores afirmam que, dentro do escritório durante um dia normal de trabalho, há energia suficiente para manter o telefone celular alimentado ao longo do dia.



Figura 2- Imagem de um modelo de telefone celular carregado com bateria solar


Uma aplicação importante que está sendo proposta é para os usuários de marcapasso (dispositivo que regula os batimentos do coração por estímulo elétrico e, atualmente, é implantado no corpo do paciente e alimentado por baterias).

A ideia é colocar o chipe nas proximidades dos pulmões que, através de seu movimento natural e contínuo ao longo da respiração, seria capaz de gerar energia e manter o dispositivo ativo. Atualmente, a única forma de substituir a bateria do marcapasso envolve uma cirurgia.
Os pesquisadores tiveram o cuidado de fazer o chipe com materiais que o corpo humano não rejeita. O estudo de novos materiais para implantes em seres humanos é uma área em grande desenvolvimento e que requer bastante conhecimento de química.



Figura 3 - Imagem de um marcapasso implantado em uma pessoa


A ideia de usar o movimento humano para capturar energia não é nova. A grande sacada se deve a flexibilidade deste material e ao seu emprego em dispositivos médicos que podem ser implantados no corpo humano. Além do mais, o fato destes dispositivos exigirem ações simples como a respiração ou o simples caminhar para funcionar é, realmente, surpreendente.

Para ler a matéria original, acesse o endereço:
http://www.alternative-energy-news.info/human-power-is-the-future/

Para saber mais:
http://www.sobresites.com/ciencia/energia.htm
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/quimica/gordura-animal-vira-energia-alternativa/
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/a-quem-interessa-o-ceticismo-sobre-o-aquecimento-global

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *