Para um cachorro barulhento, ANDROSTENONA

Para um cachorro barulhento, ANDROSTENONA: um hormônio dos porcos, que é encontrado também na trufa, um ingrediente culinário super requintado

Alguns cachorros são muito barulhentos, latem e pulam o tempo todo. Isso é legal quando você quer brincar, mas quando quer descansar, pode ser uma chatice...




Jonh McGlone, um pesquisador americano que estuda o comportamento dos animais, investigou o uso de um spray a base da substância ANDROSTENONA no controle da ansiedade de cachorros muito excitados, usando técnicas de treinamento comportamental, e seu trabalho foi publicado em 2014.

John e seus colaboradores fizeram o seguinte experimento: (1) borrifaram uma solução de androstenona + um álcool (isopropanol) nos cachorros; (2) borrifaram somente o álcool (ou seja, sem a androstenona); (3) expuseram os cachorros a sons que os acalmam (sem álcool e androstenona).




Neste experimento, John e seus colaboradores queriam observar a influência da ANDROSTENONA no comportamento agitado dos cachorros, e para isso filmaram, durante 1 minuto, os cachorros nestas 3 condições, além de medir os batimentos cardíacos. Eles observaram que a condição que mais acalmava os cachorros era aquela onde os cachorros entravam em contato com a substância ANDROSTENONA.




A ANDROSTENONA já é empregada, comercialmente, em coleiras especiais para cachorros com esta mesma finalidade, mas ainda não se sabe bem como ela age no organismo dos caninos.

Curiosamente, a ANDROSTENONA é naturalmente produzida por alguns mamíferos, podendo ser encontrada na saliva de porcos e javalis e que serve para estimular o acasalamento entre machos e fêmeas. Ela também é encontrada no suor e na urina de humanos, porém mais em homens do que em mulheres. Esta substância pertence ao grupo dos feromônios, usados no reconhecimento entre membros de uma mesma espécie.




Ao mesmo tempo, a ANDROSTENONA esta presente num dos ingredientes mais caros e cobiçados da culinária mundial, a trufa.
A trufa é um fungo, que cresce sob a terra, e parece uma bolinha endurecida, acinzentada ou negra, e ocorre principalmente na Europa. A história ao redor das trufas é milenar e cheia de mistério. O odor das trufas, por sua vez, também merece destaque. Os cientistas estimam que 25% da população não percebem o cheiro da ANDROSTENONA, enquanto 40% são muito sensíveis a ele, e relatam cheiro de madeira podre ou suor. O restante da população descreve seu odor como agradável, adocicado, lembrando terra e picante.

A trufa é usada em preparações requintadas, principalmente na França e Itália. Além disso, pode ser usada como aromatizante de sais e azeites. Mas cuidado com o susto: a variedade da trufa branca, extremamente apreciada, pode custar até 3 mil dólares por quilo!
Outra curiosidade é que a maior trufa branca já encontrada pesava 1,5kg e foi leiloada a um empresário chinês pela quantia de 330 mil dólares.




Para saber mais:
1. Ferguson, em http://www.newscientist.com/article/dn25318-try-some-pig-pheromone-to-stop-unruly-dogs-barking.html#.UzhYE6hdXxA
2. John McGlone e colaboradores, Professional Animal Scientist February, 2014 vol. 30, pag. 105-108
3. http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41193&op=all, acessado em março de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *