Paládio (Pd) Nome de Bar ou de Elemento Químico?


Nos anos 60, havia um bar na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana, que se chamava PALÁDIO. Nesse local, as pessoas se encontravam para tomar um cafezinho e algumas até gostavam de ir lá para discutir sobre ciências.

Aliás, por incrível que pareça, discutir química em mesa de bar é uma coisa que nós, químicos, gostamos de fazer. Você não gosta de rabiscar naquele papel grande que protege a toalha do restaurante? Ele é tão liso e enorme, dá para fazer mil desenhos, é muito legal! E nós gostamos de desenhar as moléculas e discutir um pouco sobre elas, também naquele super-papel, enquanto comemos e bebemos com os amigos.

Nos anos 60 e70, época em que o bar de Copacabana fazia sucesso, pesquisadores de todo mundo, com destaque para os professores Heck, Suzuki e Negishi, os dois primeiros americanos e o terceiro japonês, pesquisavam muito sobre o uso do metal PALÁDIO (Pd) para fazer transformações químicas no laboratório.

A aplicação do Pd que reunia esses pesquisadores era fazer crescer cadeias de carbono (C), algo difícil de fazer em laboratório. Lembre que o carbono é um dos principais elementos químicos ligados a vida.

Veja um exemplo simples: aumentar a cadeia do butano (que contém 4 carbonos), o nosso gás de cozinha, para o heptano (com 7 carbonos), um dos constituintes da gasolina, exige muito gasto de energia e o uso de catalizadores para acelerar o andamento do processo. Esse é exatamente o papel do Pd, facilitar para que as reações que juntem os átomos de carbono ocorram.



Alguns hidrocarbonetos presentes na gasolina (C = carbono; H = hidrogênio)


Esses pesquisadores desenvolveram processos, com o auxílio do elemento químico Pd, que deram grandes contribuições para a medicina, a agricultura e novos materiais, como os usados na eletrônica moderna. Uma coisa interessante é que o Pd é seguro para o meio ambiente e bem menos tóxico que vários reagentes usados.

O PALÁDIO (Pd) é um metal branco prateado, bastante usado na indústria química e no processamento do petróleo, além de ser empregado na odontologia e para fazer o ouro branco, usado em jóias. O Pd também é usado, ao lado de outros metais, como catalisador no escapamento dos automóveis para reduzir as emissões que fazem mal ao ambiente.



Jóia feita de ouro branco, que usa PALÁDIO na liga metálica


Por toda essa contribuição, o PREMIO NOBEL de 2010 foi dado a estes 3 professores. Parabéns !!



A partir da esquerda, os ganhadores do Nobel de Química de 2010, Akira Suzuki, Ei-ichi Negishi e Richard Heck.


O mais legal é que entramos em contato com o Professor Richard Heck por email, na sexta-feira dia 9/10/10 (3 dias após ele ter ganho o prêmio Nobel), pedindo que ele nos contasse o que o motivou para escolher a Química como sua profissão.

Veja a seguir o que ele nos escreveu: “Thank you for your letter. My interest begin when I was about 14 years old. Fortunately our public library had some elementary chemistry books. I had become interested in gardening and wanted to learn more about fertilizer. I liked the subject and interest grew from there. I was fortunate to be able to go to the college at U.C.L.A where they had a strong chemistry department. Dick Heck “
Traduzindo: “Obrigado por sua carta. Meu interesse começou quando eu tinha uns 14 anos de idade. Felizmente, nossa biblioteca pública tinha alguns livros de química elementar. Eu me interessei pela jardinagem e queria aprender mais sobre fertilizantes. Gostei do tema e o interesse cresceu a partir daí. Tive a sorte de poder ir para a faculdade na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde havia um departamento de química muito bom. Dick Heck “

Para saber mais:
http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/premio-nobel-2010/sintese-facilitada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *