Dorila Pilló Veloso

Sou Dorila Pilló Veloso.

Sabem, quando decidi me dedicar à Química, foi tudo muito rápido. Fiquei muito entusiasmada na primeira aula de Química no segundo grau, quando o professor apresentou a estrutura do átomo, fazendo um paralelo com o sistema solar; de modo muito bonito e apaixonado. Foi uma grande surpresa e, naquele momento, decidi que queria ser química.

Queria entender a natureza e a vida, e a Química me fascinava. Ela está vinculada a diferentes aspectos da vida humana e a várias áreas do conhecimento. Na época, verifiquei que a Química me proporcionava duas opções profissionais: ir para a indústria ou ser professor. Optei pela segunda. Ainda estudante, comecei a dar aulas no Colégio Estadual e depois de formada iniciei o mestrado na área da Orgânica- Fitoquímica (química das plantas). Minhas pesquisas evoluíram para um doutorado e, ainda como pós-graduanda, passei em um concurso para professora de Química Orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ainda permaneço. Em seguida, doutorei-me também na França, em Físico-Química Orgânica, e me dedico, desde então, à pesquisa e ao ensino. Atualmente, tenho trabalhado com Fitoquímica e Análise estrutural de peptídeos. Já trabalhei com Fotoquímica, Síntese Orgânica, Química da Madeira e Ligninas.

Gostaria de deixar algumas sugestões para os estudantes. Que nunca percam de vista:
- a Química é uma Ciência Central, que penetra muitas áreas do conhecimento, e exige uma cultura geral na área e nas ciências, sem se deixar isolar na especialização;
- os sistemas universitários são instituições que se justificam por si mesmas; são instrumentos para desenvolver uma cultura que alia o universal e o particular;
- nenhum país será soberano sem uma universidade livre e integrada à vida social.

E precisamos ficar atentos às barreiras: a Química tem um papel relevante para contribuir com a eliminação da miséria, das desigualdades sociais, das doenças, da poluição e da degradação do Planeta. Como obter novas fontes de energia não poluentes, renováveis e baratas? Como aumentar a produção de alimentos? Como vencer o câncer, o mal de Alzheimer, etc.? O que fazer com os resíduos? Como deixar de produzi-los e/ou como reaproveitá-los?

Muita coisa a responder e colaborar! Aproveitem!

Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.
Departamento de Química/ICEx/UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627
Campus Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095747 Fax: (31) 34095700

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *