Telma Leda Gomes de Lemos

Tudo começou durante o tempo de graduação em Farmácia-Bioquímica na Universidade Federal do Ceará, quando fui monitora da disciplina de Química Orgânica II e, neste período, observando os experimentos das aulas práticas juntamente com os questionamentos dos estudantes, vislumbrei o magistério como uma bonita opção de escolha profissional.

Em seguida, passei a fazer pesquisas com derivados de óleos essenciais e, a partir daí, conclui que estas seriam atividades que complementariam minha realização profissional. Identifiquei-me e, com afinco, me dediquei a esta ciência maravilhosa, atuando principalmente no magistério e na pesquisa. Tive como incentivador e orientador, nos anos iniciais, o Prof. Afrânio Aragão Craveiro.

Tenho como atividades atuais o magistério, onde exerço a profissão que optei no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica na UFC, lecionando disciplinas de Química Orgânica na graduação e pós-graduação. Faço atividades de pesquisas junto ao Curso de Pós-graduação em Química Orgânica com orientação de alunos do mestrado, doutorado e de iniciação científica, atuando nas áreas de Produtos Naturais e Biocatálise.

A Química é uma ciência fantástica, Para ser uma ciência mais reconhecida por outros profissionais e, precisa encontrar mecanismos de chegar mais perto da população, para mostrar os benefícios e as descobertas que esta ciência traz para a humanidade. Alguns desafios importantes da Química, onde os jovens que estudarem nesta área poderão contribuir muito, é encontrar meios para melhorar a vida do planeta, como por exemplo na diminuição do lixo químico que é produzido, possivelmente usando mais a química verde.

ENDEREÇO PROFISSIONAL
Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.
Av. Mister Hull S/N
Campus do Pici
60451-970 - Fortaleza, CE - Brasil - Caixa-Postal: 12200
Telefone: (85) 33669366

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *