Bárbara Zellner

Meu nome é Bárbara Zellner.

Tenho uma paixão pelos perfumes e cosméticos. Assim, no início da minha carreira profissional, optei pelo curso de farmácia com habilitação em indústria, seguido por um mestrado em química orgânica, uma especialização em química de cosméticos e um doutorado em química de alimentos com foco em química analítica. Todas estas atividades estiveram relacionadas à caracterização e utilização de óleos essenciais e substâncias com atividade olfativa.

A minha escolha profissional foi guiada exatamente pelo interesse por perfumes e cosméticos. Eu queria saber mais sobre moléculas olfativamente ativas e responsáveis por determinados aromas e fragrâncias, assim como entender os mecanismos de ação de princípios ativos utilizados na cosmética e cosmecêutica. Durante o mestrado e o doutorado eu tive a oportunidade de trabalhar com diversas técnicas cromatográficas, especialmente técnicas avançadas de cromatografia gasosa (CG), aplicadas à análise de aromas e fragrâncias.

Comecei fazendo um curso de química de cosméticos pela Society of Cosmetic Scientists e Universidade de Leicester (Reino Unido, 2004). Em 2005, ganhei o prêmio de monografia do ano pela Society of Cosmetic Scientists, o que me deu mais animo para seguir esta área de pesquisa. Em 2008, conclui o doutorado em Química e Segurança de Alimentos com foco em Química Analítica, mais especificamente no uso de técnicas avançadas de cromatografia gasosa (CG) aplicadas à análise de aromas e fragrâncias, pela Universidade de Messina, Itália. Trabalhei como pesquisadora nesta universidade por um ano, dedicando-me ao estudo de matrizes complexas através de técnicas avançadas como a CG associada à espectrometria de isótopo de massa, posteriormente trabalhei na DANI Instruments (Itália), atuando, sobretudo, como especialista de CG e, atualmente, estou fazendo um pós-doc no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Firmenich (Suíça).

Nos dias de hoje, o maior desafio no campo dos aromas e das fragrâncias é a busca contínua por novas moléculas, capazes de mimetizar aromas da natureza. Essas investigações avançadas requerem métodos analíticos cada vez mais sofisticados e resultados, que além de rápidos, sejam representativos da amostra original. Aproveitem, o mercado de cosméticos está entre as atividades industriais que mais crescem no Brasil!

Firmenich S.A.
R&D Division
1, Route des Jeunes
P.O. Box 239
CH-1211 Genebra 8 - Suiça

1 Comentário

  1. Maria Eduarda disse:

    Olá,tudo bom ?
    Queria saber um pouco mais de você e seu trabalho,queria saber se a senhora poderia responder algumas perguntas
    1 Qual sua área de atuação na Química?
    2 Como e quando se interessou pela química??
    3 Como é seu dia a dia como Química?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *