Claudio J. A. Mota

Eu me chamo Claudio J. A. Mota e trabalho no Instituto de Química da UFRJ dando aulas para estudantes dos cursos de Química e Engenharia Química. Além destas atividades de ensino eu também realizo pesquisas e oriento alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Minhas pesquisas estão voltadas para o segmento de energia e meio ambiente. Um dos focos atuais é o desenvolvimento de biocombustíveis. O aquecimento global é um dos maiores problemas da humanidade atualmente. A Química pode ajudar a conter o aumento da temperatura do planeta, desenvolvendo biocombustíveis e utilizando matérias-prima renováveis, de origem vegetal, em substituição ao petróleo.

A produção de biodiesel, utilizando óleos vegetais, produz glicerina como subproduto. A glicerina pode ser utilizada em sabonetes, cosméticos e cremes, mas com a produção do biodiesel será necessário o desenvolvimento de novas aplicações, uma vez que os volumes de glicerina gerados serão muito grandes, e podem tornar-se um problema ambiental, com o despejo do excedente em rios e lagoas.

É neste ponto que nossas pesquisas podem auxiliar a cadeia dos biocombustíveis. Nossos estudos visam transformar a glicerina em produtos que podem ser misturados à gasolina, ao óleo diesel e ao próprio biodiesel, melhorando a qualidade destes combustíveis, sobretudo quanto a emissão de gases poluentes.

Outra linha de pesquisa é a transformação da glicerina em insumos para produção de plásticos. Atualmente, a grande maioria dos plásticos utilizados no dia a dia é produzida a partir do petróleo, através de reações químicas complexas em refinarias e pólos petroquímicos. A possibilidade de se utilizar a glicerina como matéria-prima para a produção destes plásticos abre a oportunidade de, num futuro próximo, termos a cadeia dos biocombustíveis similar à do petróleo, com a produção de combustíveis que movem os veículos, e os plásticos, que são componentes importantes da construção destes mesmos veículos. Este é um desafio muito interessante e que pode ajudar o planeta nas próximas décadas.

Eu me formei em Engenharia Química, mas tenho mestrado e doutorado em Química. Com isto, pude aliar os aspectos mais aplicados da engenharia, ao conhecimento mais profundo das moléculas, e de como elas se transformam uma nas outras. A Química tem um papel fundamental na Ciência como um todo. É através dela que podemos transformar o mundo. A Química é a ciência da transformação. No passado, ela ajudou a transformar um mundo rural, onde as pessoas se deslocavam a cavalo ou a pé, num ambiente mais ágil, onde grandes distâncias são cobertas em poucas horas.

As pesquisas químicas ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas, com o desenvolvimento de remédios que curam inúmeras doenças. Nos próximos anos, a Química poderá ajudar no contexto das mudanças climáticas, quer seja através dos biocombustíveis, ou pelo desenvolvimento de novos materiais e sistemas para captação de energia solar e produção de eletricidade.

É por isto que a Química tem e terá um lugar de destaque no desenvolvimento científico mundial, provocando transformações sempre que a humanidade necessitar delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *