Lídia Moreira Lima

Sou Lídia Moreira Lima

, professora da Faculdade de Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Desenvolvo projetos para descobrir novos fármacos para o tratamento de doenças parasitárias, como a doença de Chagas, a leishmaniose e a esquistossomose. Estas doenças, conhecidas como negligenciadas, afetam milhares de pessoas no mundo, principalmente nos paises tropicais. São graves e há poucos medicamentos eficazes contra elas. Também estudo fármacos para o tratamento da asma e outras doenças inflamatórias.

Como vocês podem imaginar, nossos projetos de pesquisa têm aplicação imediata para a sociedade brasileira, mas o caminho desta pesquisa é longo, já que tirar um fármaco do laboratório e disponibilizá-lo para a população envolve um grande número de etapas e muito investimento na pesquisa.

Eu sou farmacêutica – profissão que exige muito conhecimento químico. Sabendo da importância da Química como Ciência, nascida com os alquimistas e consolidada nos séculos XVIII/ XIX com a revolução industrial, realizei estudos de pós-graduação em Química. Estes estudos me permitiram uma formação sólida numa subárea específica das Ciências Químicas, chamada Química Medicinal, fornecendo conhecimento necessário aos trabalhos de pesquisa que hoje realizo.

A química é essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação. Ela faz parte de nosso dia a dia, está presente em nossos alimentos, em nossas roupas, nos materiais de limpezas, em louças, vidros e cerâmicas, nos meios de locomoção (ônibus, carros, trens, aviões, etc), nas obras de artes que admiramos e nos medicamentos que usamos para salvaguardar nossas vidas. A energia que extraímos dos alimentos, o processo de respiração e a fecundação são exemplos de reações químicas que asseguram a vida e a propagação das espécies.

Portanto, devemos lembrar que sem química não há vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *